quarta-feira, 2 de março de 2011

Broken Heart - uma postagem antiga         



                          Hoje quero falar sobre os corações quebrados,  sobre expectativas e esperanças, e as maneiras vãs que as pessoas desse século se comportam  quanto a respeito dos sonhos dos outros, das expectativas, enfim .... 

                         A expectativa chega na vida das pessoas antes mesmo delas existirem, na concepção, se gera muito a respeito do sexo, da data de nascimento, dos presentes, de ser ou não esperado, enfim uma serie de responsabilidades que são dadas a um ser informe e sem nenhum poder de reação.

                         Então nasce o dito ser, esperado ou não, ele existe,  e agora, as primeiras expectativas caem por terra, realizadas ou não, e outras novas e maiores surgem , como: Andará?   Quando?   Falará?  Ouvirá? Quando esse ser será independente  o suficiente e vai se virar sozinho? Quando entrará na escola? e mais uma serie de necessidades básicas que precisam ser evidenciadas e cultivadas para que esse ser se desenvolva.

                         Na época de escola,  espera-se que o seu seja o melhor, que as notas sejam as mais altas, que ele tenha um bom  comportamento, afinal, foi criado pra isso, sempre se esquecendo que em um colégio enorme, só se pode ter um melhor,  e que as vezes essa expectativa cai por terra.

                            Ai durante o período escolar surgem as preocupações com universidade, com  profissão, expectativas financeiras, sociais e sentimentais, será que meu bebê namorará a pessoa certa? Será que essa pessoa será do sexo certo? Será que ele será feliz no amor? Casará? Morará bem? Vai abandonar a faculdade por um grande amor? Ou vai  continuar sendo meu bebezinho a vida toda?

                             Enfim, decisões tomadas, algumas certas, outras não, mas todas seguindo o coração, e a vida seguindo, sem parar pra você fazer uma pesquisa de mercado e saber o que fazer de certo ou errado, você vai administrando as  expectativas dos outros, as suas próprias, e fazendo essa salada que se chama  vida...

                             Não existe com o falar em expectativas sem falar de frustrações, de rompimentos, de infelicidade e de uns raros casos de 100% de aproveitamento, sim  eles existem , tenho fé na vida que eles existem, apenas precisamos garimpar...
                           
                          Mas a frustração existe quando se espera algo de alguém, que por sua vontade  própria ou limitações não pode corresponder a altura, ou nem pode corresponder em nada as projeções a eles apontadas, isso é frustrante para ambas as partes, visto que o que espera se frustra em esperar  eo outro se frustra vendo seu querido ou querida não sendo atendido em  seu anseio.

                         Sou humano, não posso  arrendar todas as expectativas a meu respeito, como já ouvi antes e parafraseio,  "eu não sou tão bom quanto minha mãe acha, nem tão ruim quanto meu inimigo quer"e com  base nisso tenho vivido sem expectativas,  me armo, tento não me apegar a projetos, a pessoas, pois isso machuca muito, e mesmo assim ainda me pego, apegando e projetando as vezes, me controlo, porém o pior é quando as pessoas se projetam em você. Quando você é a causa de tantas frustrações,  você se machuca, e isso é muito prejudicial a vida que temos que curtir e que é única e dádiva de Deus.

                          Já explicando a musica que escolhi pra acompanhar  esse texto, posso acrescentar que para que um coração seja quebrado, uma expectativa foi gerada, uma esperança acalentada, uma certeza dita, enfim, uma vida planejada. Mas também tem o lance de que ninguém quer ter o coração partido antes de uma escolha, nem em decorrência dela e tambem creio que ningém existe com o proposito de partir o coração de alguem....



2 comentários:

  1. Adorei conhecer o seu Blog professor
    by: Taynara Zoccoli

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Me identifiquei com muitas palavras desses post! Parabéns!

    ResponderExcluir